DISPEPSIA

Doença
Descrição
Digestão difícil e trabalhosa. As suas manifestações são muito variadas: sensação de peso ou de dor no estômago, flatulência e ardor, geralmente depois das refeições. Por extensão, também se entende por dispepsia qualquer transtorno do processo digestivo, seja ele localizado no estômago, nas vias biliares ou no intestino. A má digestão, ou dispepsia gástrica, pode dever-se a causas alimentares, funcionais ou nervosas; em qualquer delas não existe uma verdadeira lesão orgânica no aparelho digestivo. No entanto, também pode dever-se a causas orgânicas, como a ulcera do estômago ou do duodeno, o cancro do estômago, a estenose do piloro (aperto à saída do estômago) e outras patologias graves. Uma vez diagnosticada a causa da dispepsia, o tratamento com plantas medicinais pode ajudar muito eficazmente o organismo a restabelecer a normalidade dos processos digestivos. Naturalmente que, em todos os casos, é necessária uma correcção dos há bitos alimentares errados que frequentemente estão na origem da dispepsia: mastigação deficiente; excesso de alimentos, especialmente do tipo gordo; tóxicos, como o tabaco, o álcool ou o café; incompatibilidades e outros.
Plantas

SANAMUNDA (Infusão de rizoma, raiz ou folhas secas ) - Activa a digestão Infusão de rizoma, raiz ou folhas secas

LUZERNA (Crua (brotos tenros), sumo fresco, infusão, extractos ) - Fornece enzimas que melhoram os processos digestivos e combatem as fermentações

URTIGA-MAIOR (Sumo fresco, infusão) - Estimula a secreção de sucos digestivos e a motilidade do estômago

ALCAÇUS (Infusão, maceração, extracto de raiz e rizoma ) - Acalma a acidez e faz desaparecer a sensação de enfartamento

MACELA (Infusão, pó, essência) - Anti-inflamatória, digestiva, elimina os gases

COCLEARIA (Em salada, sumo fresco ) - Facilita a digestão, - alivia as digestões pesadas

FUNCHO (Infusão de sementes, essência) - Facilita o esvaziamento do estômago e a digestão

CAMOMILA (Infusão de capítulos florais ) - Alivia as náuseas e vómitos, estimula o apetite

HORTELÂ-PIMENTA (Infusão de folhas e sumidades floridas, essência) - Tonifica os processos digestivos

ARGENTINA (Decocção de folhas e flores) - Abre o apetite, facilita a digestão

SEGURELHA (Infusão, essência) - Abre o apetite, facilita a digestão, elimina os gases

BLDO (Infusão de folhas, extracto) - Facilita a digestão, aperitivo

CÁLAMO-AROMÁTICO (Decocção ou infusão de rizoma) - Facilita a digestão.

ANGÉLICA (Infusão ou decocção da raiz) - Tonifica e estimula as funções do aparelho digestivo

FEL-DA-TERRA (Infusão de sumidades floridas) - Tonifica os processos digestivos, abre o apetite

CARDO-SANTO ( Infusão ou decocção de folhas) - Tonifica o estômago e todo o aparelho digestivo

DRIAS (Infusão de folhas) - Aperitiva, digestiva, adstringente

CONDURANGO (Decocção de casca) - Acalma a dor e o peso no estômago

JASONIA (Infusão de folhas e sumidades floridas) - Digestiva, adstringente

LÚCIA-LIMA (Infusão de folhas) - Digestiva, antiespasmódica, carminativa

POEJO (Infusão) - Facilita os processos digestivos, aumenta a secreção de sucos

SIDERITA (Infusão de sumidades floridas) - Anti-inflamatória do tubo digestivo

MILEFOLIO (Infusão de sumidades floridas) - Tónico digestivo, aumenta a produção de suco gástrico

ALOÉs (Pílulas de azebre) - Aperitivo, estomacal

QUINA (Infusão da casca) - Aperitiva, tonificante, combate as fermentações intestinais

Também sugerimos

Plantas
A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
Saúde
Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo. O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran). A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado. Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição. Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
Doença
Inflamação dos folículos pilotos (rosto, pescoço, tórax) com pontos negros (comedões) e pápulas infectadas. E benigna no adolescente e tenaz no adulto. Pode reaparecer no stress, desequilíbrio hormonal,emoções. Atenção: A forma crónica é mais agressiva e de difícil tratamento, sendo por vezes necessária a politização de antibióticos.
Agricultura
Paradoxalmente, não é desejável que a videira "beba" muita água, porque isso levaria a consequências indesejadas, como uma diluição dos compostos dentro das bagas. Claro, uma marcada falta de irrigação, também é negativa.