FALTA DE SUCOS GÁSTRICOS

Doença
Descrição
O suco gástrico é necessário para a digestão, embora uma boa parte dos seus componentes seja reabsorvida posteriormente no intestino. A insuficiência de sucos gástricos afecta negativamente todos os processos digestivos, produzindo peso no estômago, fermentações intestinais e até mesmo anemia. Há plantas medicinais que podem fazer aumentar sensivelmente a produção de sucos gástricos, por meio da estimulação das glândulas secretoras. Em geral, todas as plantas amargas, e todas as especiarias ou condimentos, aumentam a produção de sucos gástricos. Antes de administrar qualquer planta para aumentar a produção de sucos, é necessário que se diagnostique a causa, para excluir quaisquer doenças malignas.
Plantas

CÁLAMO--AROMÁTICO (Decocção ou infusão com o rizoma ) - Aumenta a produção de sucos no estômago

ANANÁS (Fruto fresco, sumo) - Substituto do suco gástrico

ANGÉLICA (Infusão ou decocção da raiz) - Aumenta a secreção dos sucos gástricos

FEL-DA-TERRA (Infusão de sumidades floridas) - Incrementa a produção de suco gástrico, estimula o esvaziamento do estômago

CANELEIRA (Condimento, infusão) - Aumenta a produção de sucos e a motilidade do estômago

CARDO-SANTO (Infusão ou decocção de folhas) - Estimula as glândulas secretoras de sucos gástricos

CÚRCUMA (Infusão de rizoma, pó) - Estimula a secreção de sucos gástricos

GENCIANA (Maceração, decocção, pó ou extracto de raiz) - Os seus princípios amargos excitam a secreção de todas as glândulas digestivas

POEJO (Infusão) - Facilita os processos digestivos

MILEFÓLIO (Infusão de sumidades floridas) - Pelo seu princípio amargo aumenta a secreção de sucos

Também sugerimos

Plantas
A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
Saúde, Casa
As casas também ficam doentes… Como assim? Deixa nos explicar melhor: sabe quando você está com roupa que não agrada, cabelos desarrumados e se sente em baixo? Com a nossa casa acontece igual. Se ela ficar “em baixo”, “deprê”, ela ficará “doente”. Para resolver o problema, temos uma dica: dê um toque especial à sua casa quando se sentir triste.
Agricultura
Paradoxalmente, não é desejável que a videira "beba" muita água, porque isso levaria a consequências indesejadas, como uma diluição dos compostos dentro das bagas. Claro, uma marcada falta de irrigação, também é negativa.
Plantas
Vegetal indicado para tratar problemas como hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorreia, menopausa, queda de cabelos, psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária, afta, afecções de pele, amenorreia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas e gota.