Acne (doença)

Doença
Descrição
Inflamação dos folículos pilotos (rosto, pescoço, tórax) com pontos negros (comedões) e pápulas infectadas. E benigna no adolescente e tenaz no adulto. Pode reaparecer no stress, desequilíbrio hormonal,emoções. Atenção: A forma crónica é mais agressiva e de difícil tratamento, sendo por vezes necessária a politização de antibióticos.
Plantas medicinais
Tratamentos naturais

Evitar o sol.
Hidroterapia local (polverizaçoes).
Termalismo:águas sulfúreas, hipossalinas.

Comportamentos saudáveis

Reduzir a ingestão de alimentos ricos em amido e de especiarias.
Suprimir o álcool e os excitantes.
Vitaminas A, B2.
Oligoelementos: Cu, Au, Ag.
Evitar o stress.
Relaxamento

Preparações com plantas medicinais

Infusão
125g de raiz de barbana + 50g de partes aéreas de amor-perfeito-Bravo.
Infusão (30 min.): 35g desta mistura por litro de água.
1 chávena três vezes por dia.

Também sugerimos

Bem-estar
O excesso de informações e a correria da vida atual torna a nossa rotina profissional cheia de obstáculos para a concentração. É injusto culpar apenas a tecnologia, o bode expiatório mais comum para justificar a distração. Usados com bom senso, recursos como apps e softwares podem ser grandes aliados para a produtividade. O problema está no mau uso desses dispositivos, de acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A neurocientista afirma que as pessoas desenvolveram uma relação de dependência com a tecnologia. "É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone", diz ela. "Para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício". As distrações, no entanto, causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal. Como então manter o foco? Não há solução mágica. Segundo Carla, as distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina. “É preciso se policiar diariamente”, afirma ela. Mesmo assim, a neurociência traz algumas orientações fáceis de implementar que podem ajudar os mais dispersos. Confira a seguir:
Saúde
- Os idosos - e as pessoas, em geral - devem dormir o tempo suficiente para se sentirem frescos e descansados no dia seguinte. Parece que uma diminuição do tempo de permanência na cama consolida a fase do sono ; uma permanência excessiva na cama terá de se relacionar com um descanso pouco profundo e fragmentado.
Saúde, Casa
As casas também ficam doentes… Como assim? Deixa nos explicar melhor: sabe quando você está com roupa que não agrada, cabelos desarrumados e se sente em baixo? Com a nossa casa acontece igual. Se ela ficar “em baixo”, “deprê”, ela ficará “doente”. Para resolver o problema, temos uma dica: dê um toque especial à sua casa quando se sentir triste.
Plantas
Vegetal indicado para tratar problemas como hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorreia, menopausa, queda de cabelos, psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária, afta, afecções de pele, amenorreia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas e gota.