Aerofagia (Doença)

Doença
Descrição
Normal em qualquer idade, a deglutição de ar durante ou entre as refeições pode ser excessiva nas pessoas dispépticas ou nervosas: acumulação de gases nos intestinos, sensação de peso e de distensão abdominal, recitação. Atenção. A retenção de gases nos intestinos é habitualmente devido à prisão de ventre.
Plantas medicinais

Alcachofra / Cominho / Almeirão / Angélica / Anos-verde / Aspérula-aromática / Badiana-da-china / Cardo-de-santa-maria / Coentro / Endro / Funcho / Hortelã-pimenta / Melissa / Milfólio / Pé-de-leão / Segurelha-das-montanhas

Tratamentos naturais

Termalismo:ingestão de águas bicabornatadas
Cura de argila

Comportamentos saudaveis

Comer lentamente, mastigando cuidadosamente.
Evitar bebidas gasosas ( água, refrigerantes).
Tabaco, bebidas alcoólicas fortes e especiarias são desaconselhadas.

Preparações com plantas medicinais

80 g de sumidades floridas de micróbio + 20 g de frutos de algaravia + 50g de frutos de coentros + 40 g frutos de funcho + 60 g de folhas de portelã-pimenta.
Infusão (10min.):20g desta mistura por litro de água.
1 chávena depois das três refeições principais.

Também sugerimos

Saúde
- Os idosos - e as pessoas, em geral - devem dormir o tempo suficiente para se sentirem frescos e descansados no dia seguinte. Parece que uma diminuição do tempo de permanência na cama consolida a fase do sono ; uma permanência excessiva na cama terá de se relacionar com um descanso pouco profundo e fragmentado.
Doença
Devem-se frequentemente a causas nervosas ou a transgressões dietéticas. As plantas que indicamos têm efeito carminativo, isto é, eliminam o excesso de gases ou flatulências gástricas . Antes de tudo, haverá que tratar a causa.
Doença
Pequenas ulcerações superficiais dolorosas da mucosa bucal que podem ocorrer também nas mucosas genitais. Fundo amarelado, bordos definidos rodeados por uma borda avermelhada. A coexistência de aftas orais e genitais em crises repetidas , sobretudo quando acompanhadas de alterações reumáticas, vasculares ou dermatológicas, faz suspeitar de doença de behçet.