Cálamo-aromático

Plantas
Descrição
Esta planta é proveniente da Ásia e foi introduzida na Europa, no século XIII, pelos Tártaros. Tem um aroma muito agradável que lembra o da tangerina, mas o sabor é amargo.
OUTROS NOMES

Outros nomes: ácoro-cheiroso, ácoro-verdadeiro, cana-cheirosa.
Esp..: cálamo aromático, ácoro , calamis
Fr..: acore Ing..: calamus , sweet flag .
Habitat: Cresce nas margens dos pãntanos , charcos e rios. Encontra-se em quase toda a Europa, na América do Norte e também na Argentina. Acha-se bastante disperso e torna-se pouco frequente.
Descrição: Planta aquática da família das Aráceas , que mede 60 a 150 cm de altura. AS folhas são estreitas e lanceoladas. A inflorescêcia é uma espiga cilíndrica.
Partes Utilizadas: O rizoma

PROPRIEDADES

O rizoma do cálamo contém um óleo essencial amargo, a que se devem os seus efeitos medicinais.

PARTE UTILIZADA

Preparação e emprego:
USO INTERNO
Decocção ou infusão com uma colher de sopa de rizoma triturado por chávena de água. Tomar 2 ou 3 chávenas por dia sem adoçar.
USO EXTERNO
Banhos: Acrescenta-se à água do banho uma decocção feita com 500g de rizoma triturado num litro de água.

UTILIDADES E BENEFÍCIOS

APERITIVO: aumenta o apetite
EUPÉPTICO: Torna-se útil nos casos de digestão pesada, escassez de suco gástrico, e gastrite crónica
CARMINATIVO: elimina os gases do tubo digestivo
RELAXANTE muscular e sedativo suave do sistema nervoso, quando se aplica externamente, acrescentando a decocção à água de um banho quente , alivia a dor dos reumáticos, e ajuda a conciliar o sono
CALMANTE do prurido da pele no caso de erupções e urticária. Um banho com decocção de raiz de cálamo acalma o prurido e suaviza a pele.

USO CULINÁRIO
CURIOSIDADES

Nos países árabes utiliza-se a sua essência como afrodisíaco.

CONTRA INDICAÇÕES

O uso continuado de cis-isoa-sarona em animais que servem para expriências, pode produzir efeitos tóxicos do tipo mutagénico. Por prudência, recomenda-se evitar o uso interno do cálamo ( durante mais de um mês , ou melhor ainda , empregar preparados farmacêuticos de óleo de cálamo desprovidos de cis-isoasarona)

Também sugerimos

Doença
Devem-se frequentemente a causas nervosas ou a transgressões dietéticas. As plantas que indicamos têm efeito carminativo, isto é, eliminam o excesso de gases ou flatulências gástricas . Antes de tudo, haverá que tratar a causa.
Plantas
A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
Doença
Inflamação dos folículos pilotos (rosto, pescoço, tórax) com pontos negros (comedões) e pápulas infectadas. E benigna no adolescente e tenaz no adulto. Pode reaparecer no stress, desequilíbrio hormonal,emoções. Atenção: A forma crónica é mais agressiva e de difícil tratamento, sendo por vezes necessária a politização de antibióticos.
Plantas
Sua aplicação na medicina envolve suas propriedades digestiva, expectorante, colerética, antipirética, fluidificante, calmante da tosse, febrífuga, antisséptica, tônica para o estômago e vasodilatadora.