FALTA DE SUCOS GÁSTRICOS

Doença
Descrição
O suco gástrico é necessário para a digestão, embora uma boa parte dos seus componentes seja reabsorvida posteriormente no intestino. A insuficiência de sucos gástricos afecta negativamente todos os processos digestivos, produzindo peso no estômago, fermentações intestinais e até mesmo anemia. Há plantas medicinais que podem fazer aumentar sensivelmente a produção de sucos gástricos, por meio da estimulação das glândulas secretoras. Em geral, todas as plantas amargas, e todas as especiarias ou condimentos, aumentam a produção de sucos gástricos. Antes de administrar qualquer planta para aumentar a produção de sucos, é necessário que se diagnostique a causa, para excluir quaisquer doenças malignas.
Plantas

CÁLAMO--AROMÁTICO (Decocção ou infusão com o rizoma ) - Aumenta a produção de sucos no estômago

ANANÁS (Fruto fresco, sumo) - Substituto do suco gástrico

ANGÉLICA (Infusão ou decocção da raiz) - Aumenta a secreção dos sucos gástricos

FEL-DA-TERRA (Infusão de sumidades floridas) - Incrementa a produção de suco gástrico, estimula o esvaziamento do estômago

CANELEIRA (Condimento, infusão) - Aumenta a produção de sucos e a motilidade do estômago

CARDO-SANTO (Infusão ou decocção de folhas) - Estimula as glândulas secretoras de sucos gástricos

CÚRCUMA (Infusão de rizoma, pó) - Estimula a secreção de sucos gástricos

GENCIANA (Maceração, decocção, pó ou extracto de raiz) - Os seus princípios amargos excitam a secreção de todas as glândulas digestivas

POEJO (Infusão) - Facilita os processos digestivos

MILEFÓLIO (Infusão de sumidades floridas) - Pelo seu princípio amargo aumenta a secreção de sucos

Também sugerimos

Doença
Devem-se frequentemente a causas nervosas ou a transgressões dietéticas. As plantas que indicamos têm efeito carminativo, isto é, eliminam o excesso de gases ou flatulências gástricas . Antes de tudo, haverá que tratar a causa.
Doença
Sensações sonoras (apitos, zumbidos) que não correspondem a nenhum estimulo exterior; podem ser ouvidas apenas num ouvido (causas por vezes local) ou nos dois (hipertensão, aterosclerose). Podem ser acompanhadas de vertigens, de surdez. Atenção. Um exame médico especializado permite por vezes tratar as causas locais.
Agricultura
Paradoxalmente, não é desejável que a videira "beba" muita água, porque isso levaria a consequências indesejadas, como uma diluição dos compostos dentro das bagas. Claro, uma marcada falta de irrigação, também é negativa.
Doença
Sintoma também conhecido como pirose. E uma sensação de queimadura ou de ardor, que normalmente se localiza na vulgarmente chamada "boca do estômago", que anatomicamente cor-responde à união entre o esófago e o estômago. No estômago existe sempre um certo grau de acidez, necessário para a digestão, mas não percebido como tal. A sensação de acidez percebe-se realmente no esófago, quando o ácido do estômago reflui para cima, saindo do estômago, e atinge a zona inferior do esófago. A fitoterapia dispõe de plantas capazes de proteger as mucosas digestivas e de absorver ou neutralizar o excesso de ácido. Ao contrário dos medicamentos alcalinos, as plantas medicinais não provocam efeito de ricochete (aumento da acidez depois de ter passado o efeito curativo).