Guia para uma melhor higiene do sono

Saúde
Descrição
- Os idosos - e as pessoas, em geral - devem dormir o tempo suficiente para se sentirem frescos e descansados no dia seguinte. Parece que uma diminuição do tempo de permanência na cama consolida a fase do sono ; uma permanência excessiva na cama terá de se relacionar com um descanso pouco profundo e fragmentado.

- O despertar regularmente à mesma hora da manhã reforça o ritmo sono/virgília e conduz a uma indução regular do sono.

- O exercício físico diário induz, provavelmente, num sono mais profundo, enquanto um exercício ocasional não melhora necessariamente o descanso da noite seguinte.

- Ruídos fortes e ocasionais, como a passagem de um avião, alteram o sono , mesmo de pessoas que não costumam despertar com ruídos e que não se lembrem deles uma vez acordados. Um quarto isolado pode ajudar pessoas que tenham de dormir junte de fontes de ruído.

- Quartos excessivamente quentes podem alterar o sono, embora não existam provas de que uma habitação muito fria possa fazer com que aumente.

- A fome pode alterar o sono ; uma refeição ligeiro pode, em contrapartida , favorecê-lo.

- Um sonorífero tomado ocasionalmente pode trazer algum benefício , mas o emprego crónico destas substâncias costuma ser ineficaz.

- O consumo tomado , à tarde , de cafeína altera o sono, inclusive nos indivíduos que julgam não serem afetados.

- O álcool ajuda as pessoas ansiosas a adormecerem mais facilmente, mas o sono consequentemente é fragmentado.

- O consumo crónico de tabaco altera o sono.

- Os indivíduos que se sentem agitados e frustrados , quando não conseguem conciliar o sono, não devem tentar adormecer a todo o custo; pelo contrário , deveriam acender a luz e fazer algo diferente.

Também sugerimos

Saúde
Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo. O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran). A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado. Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição. Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
Plantas
A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
Plantas
Sua aplicação na medicina envolve suas propriedades digestiva, expectorante, colerética, antipirética, fluidificante, calmante da tosse, febrífuga, antisséptica, tônica para o estômago e vasodilatadora.
Doença
Inflamação dos folículos pilotos (rosto, pescoço, tórax) com pontos negros (comedões) e pápulas infectadas. E benigna no adolescente e tenaz no adulto. Pode reaparecer no stress, desequilíbrio hormonal,emoções. Atenção: A forma crónica é mais agressiva e de difícil tratamento, sendo por vezes necessária a politização de antibióticos.