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Dieta anticancro

CEREAIS INTEGRAIS

Estudos recentes revelam que os cereais integrais, consumidos regularmente como parte de uma dieta equilibrada , são excelentes na prevenção do cancro , especialmente o do cólon e dos intestinos.

CRUCÍFERAS

As plantas crucíferas são famosas pelo seu contributo para a prevenção do cancro. Tal fama deve-se às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de interromperem o processo de formação de tumores e promoverem a morte das células cancerígenas. Pertencem a esta família as couves, a couve-flor, os brócolos , o agrião , a rúcula , os rabanetes e os nabos, entre outras .

VEGETAIS DE FOLHA VERDE

A cor verde de muitas espécies vegetais deve-se á presença de clorofila, substância que nos protege do cancro. E quanto mais verde, melhor! Deste grupo fazem parte hortaliças como os espinafres, as acelgas, os canónigos e as alfaces , entre muitas outras . Todas elas são ricas em água, fibra, vitaminas e minerais, partilhando diversas propriedades anticancerígenas com o grupo das crucíferas.

ALHO E CEBOLA

Vários estudos populacionais demonstram que os indivíduos que consomem regularmente legumes da família do alho - alho,cebola , cebolinho , alho-francês , entre outros - são menos propensos a desenvolver certos tipos cancros, designadamente os do estômago, esófago , pâncreas e cólon , mas também os da próstata e da mama. Estes efeitos devem-se maioritariamente aos compostos de enxofre presentes nos vegetais desta família.

TOMATE

O tomate é o rei das hortaliças avermelhadas, devido ao seu elevadíssimo conteúdo em carotenoides , sobretudo licopeno , cujo poder anticancerígeno é o dobro do betacaroteno.

FRUTAS E VEGETAIS AMARELOS E ALARANJADOS

As frutas e os vegetais amarelos e cor de laranja são ricos em caritenoides , particularmente betacaroteno. Por esta razão , potenciam a eficácia do aparelho imunitário e inibem a formação de células cancerosas . Destaque para a cenoura, a abóbora e a batata-doce , a par da manga, da papaia ou do alperce.

CITRINOS

Sobretudo conhecidos pelo seu conteúdo em vitamina C, os citrinos contêm também diversos compostos fitoquímicos, nomeadamente polifenois e terpenos, que são responsáveis pelos efeitos anticancerígenos destes frutos.

FRUTOS VERMELHOS

Ao antioxidante por execelência. Irresistíveis ao olhar , de sabores e aromas requintados , os frutos vermelhos são , igualmente , verdadeiros tesouros de saúde e juventude. Morango , framboesa , romã , mirtillo azul , arando vermelho , amora, cereja...

COGUMELOS

Principalmente os cogumelos orientais , o mais conhecido dos quais é o shitake , são ricos em compostos fitoquímicos capazes de reforçarem o sistema imunitário e ajudarem a identificar e destruir as células cancerosas

LEGUMINOSAS

Graças aos fitoestrogénios que possuem , as leguminosas protegem o organismo de certos cancros hormonodependentes , como os da próstata e da mama.

SOJA

A soja é a mais importante fonte de isoflavonas, um tipo de fitoestrogénios que interfere com o crescimento de cancros relacionados com as hormonas.

FRUTOS OLEAGINOSOS

Os frutos oleaginosos são excecionais e, provavelmente , um dos tipos de alimentos que têm maiores efeitos benéficos para a saúde.

LINHAÇA E CÂNHAMO

Estas sementes são alimentos que harmonizam a atividade estrogénica , promovem a imunidade e combatem o cancro.

AZEITE

Existem fortes evidências de que uma dieta de estilo mediterrâneo, na qual o azeite é a principal fonte de gordura, contribui para a prevenção dos fatores de risco cardivascular e é preventiva face a certos tipos de cancro, nomeadamente do cólon.

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU

Rico em vitaminas lipossolúveis A e D , o óleo de figado do bacalhau contribui para a prevenção de diversos tipos de cancro, principalmente da mama, próstata, pulmão e cólon.

PEIXES GORDOS

As gorduras presentes nos peixes gordos - ómega 3 - proporcionam vários benefícios , entre eles a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais, diminuição da tensão arterial, ação anti-inflamatória e anticancerígena. Estas gorduras encontram-se em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, comummente designados por peixes gordos ou azuis, como a sardinha, o carapau , a cavala , a truta , o salmão e o atum, entre os mais consumidos no nosso país.

ALGAS

O valor nutritivo das algas reside no seu alto teor em minerais, sobretudo íodo , mas também sódio , potássio , magnésio , cálcio , ferro , fósfero , além disso , ricas em carotenos e vitaminas dos grupos B e C, em quantidades que ultrapassam , nalguns casos , as dos legumes.

CHÁ VERDE

De todos os vegetais, as folhas de chá verde são aqueles que contêm maior proporção de substâncias anticancerígenas.