Saúde
A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus. A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.
ver
Doença
Digestão difícil e trabalhosa. As suas manifestações são muito variadas: sensação de peso ou de dor no estômago, flatulência e ardor, geralmente depois das refeições. Por extensão, também se entende por dispepsia qualquer transtorno do processo digestivo, seja ele localizado no estômago, nas vias biliares ou no intestino. A má digestão, ou dispepsia gástrica, pode dever-se a causas alimentares, funcionais ou nervosas; em qualquer delas não existe uma verdadeira lesão orgânica no aparelho digestivo. No entanto, também pode dever-se a causas orgânicas, como a ulcera do estômago ou do duodeno, o cancro do estômago, a estenose do piloro (aperto à saída do estômago) e outras patologias graves. Uma vez diagnosticada a causa da dispepsia, o tratamento com plantas medicinais pode ajudar muito eficazmente o organismo a restabelecer a normalidade dos processos digestivos. Naturalmente que, em todos os casos, é necessária uma correcção dos há bitos alimentares errados que frequentemente estão na origem da dispepsia: mastigação deficiente; excesso de alimentos, especialmente do tipo gordo; tóxicos, como o tabaco, o álcool ou o café; incompatibilidades e outros.
ver
Doença
O suco gástrico é necessário para a digestão, embora uma boa parte dos seus componentes seja reabsorvida posteriormente no intestino. A insuficiência de sucos gástricos afecta negativamente todos os processos digestivos, produzindo peso no estômago, fermentações intestinais e até mesmo anemia. Há plantas medicinais que podem fazer aumentar sensivelmente a produção de sucos gástricos, por meio da estimulação das glândulas secretoras. Em geral, todas as plantas amargas, e todas as especiarias ou condimentos, aumentam a produção de sucos gástricos. Antes de administrar qualquer planta para aumentar a produção de sucos, é necessário que se diagnostique a causa, para excluir quaisquer doenças malignas.
ver
Doença
Sintoma também conhecido como pirose. E uma sensação de queimadura ou de ardor, que normalmente se localiza na vulgarmente chamada "boca do estômago", que anatomicamente cor-responde à união entre o esófago e o estômago. No estômago existe sempre um certo grau de acidez, necessário para a digestão, mas não percebido como tal. A sensação de acidez percebe-se realmente no esófago, quando o ácido do estômago reflui para cima, saindo do estômago, e atinge a zona inferior do esófago. A fitoterapia dispõe de plantas capazes de proteger as mucosas digestivas e de absorver ou neutralizar o excesso de ácido. Ao contrário dos medicamentos alcalinos, as plantas medicinais não provocam efeito de ricochete (aumento da acidez depois de ter passado o efeito curativo).
ver
Bem-estar
O excesso de informações e a correria da vida atual torna a nossa rotina profissional cheia de obstáculos para a concentração. É injusto culpar apenas a tecnologia, o bode expiatório mais comum para justificar a distração. Usados com bom senso, recursos como apps e softwares podem ser grandes aliados para a produtividade. O problema está no mau uso desses dispositivos, de acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A neurocientista afirma que as pessoas desenvolveram uma relação de dependência com a tecnologia. "É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone", diz ela. "Para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício". As distrações, no entanto, causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal. Como então manter o foco? Não há solução mágica. Segundo Carla, as distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina. “É preciso se policiar diariamente”, afirma ela. Mesmo assim, a neurociência traz algumas orientações fáceis de implementar que podem ajudar os mais dispersos. Confira a seguir:
ver
Saúde, Casa
As casas também ficam doentes… Como assim? Deixa nos explicar melhor: sabe quando você está com roupa que não agrada, cabelos desarrumados e se sente em baixo? Com a nossa casa acontece igual. Se ela ficar “em baixo”, “deprê”, ela ficará “doente”. Para resolver o problema, temos uma dica: dê um toque especial à sua casa quando se sentir triste.
ver
Agricultura
Paradoxalmente, não é desejável que a videira "beba" muita água, porque isso levaria a consequências indesejadas, como uma diluição dos compostos dentro das bagas. Claro, uma marcada falta de irrigação, também é negativa.
ver
Saúde
Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo. O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran). A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado. Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição. Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
ver
Doença
Pequenas ulcerações superficiais dolorosas da mucosa bucal que podem ocorrer também nas mucosas genitais. Fundo amarelado, bordos definidos rodeados por uma borda avermelhada. A coexistência de aftas orais e genitais em crises repetidas , sobretudo quando acompanhadas de alterações reumáticas, vasculares ou dermatológicas, faz suspeitar de doença de behçet.
ver
Plantas
O Cominho é um tempero que proporciona um aroma forte, única e relaxante. Ele é usado para fornecer sabor a várias comidas. Esta especiaria é amplamente utilizado em caril, guisados ​​e sopas. O Cominho tem poucas calorias, pois fornece apenas cerca de 20 calorias a cada 100g. O Cominho é uma excelente fonte de Ferro, fibra alimentar, proteína e minerais.
ver
Plantas
A alcachofra serve para ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.
ver
Doença
Normal em qualquer idade, a deglutição de ar durante ou entre as refeições pode ser excessiva nas pessoas dispépticas ou nervosas: acumulação de gases nos intestinos, sensação de peso e de distensão abdominal, recitação. Atenção. A retenção de gases nos intestinos é habitualmente devido à prisão de ventre.
ver
Plantas
Sua aplicação na medicina envolve suas propriedades digestiva, expectorante, colerética, antipirética, fluidificante, calmante da tosse, febrífuga, antisséptica, tônica para o estômago e vasodilatadora.
ver
Plantas
A erva cidreira contém propriedades calmante, diurética, analgésica, antimicrobiana, cicatrizante, tônico, sedativo, relaxante, antinevrálgica, expectorante, antiviral, antiespasmódica, sudorífera, antibiótica e anti-inflamatória.
ver
Doença
Sensações sonoras (apitos, zumbidos) que não correspondem a nenhum estimulo exterior; podem ser ouvidas apenas num ouvido (causas por vezes local) ou nos dois (hipertensão, aterosclerose). Podem ser acompanhadas de vertigens, de surdez. Atenção. Um exame médico especializado permite por vezes tratar as causas locais.
ver
Plantas
Vegetal indicado para tratar problemas como hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorreia, menopausa, queda de cabelos, psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária, afta, afecções de pele, amenorreia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas e gota.
ver
Plantas
A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.
ver
Plantas
As propriedades do Amor-perfeito incluem sua ação anti-inflamatória, antipirética, calmante, laxante, diurética e imunoestimulante.
ver
Doença
Inflamação dos folículos pilotos (rosto, pescoço, tórax) com pontos negros (comedões) e pápulas infectadas. E benigna no adolescente e tenaz no adulto. Pode reaparecer no stress, desequilíbrio hormonal,emoções. Atenção: A forma crónica é mais agressiva e de difícil tratamento, sendo por vezes necessária a politização de antibióticos.
ver